Desenvolvimento da Criança: família, escola e saúde

Editores:

  • Luize Bueno de Araujo e Vera Lúcia Israel (UFPR)
Informações:

  • Páginas: 170 páginas
  • Capítulos: 9
  • ISBN: 978-85-64619-22-7
  • e-ISBN: 978-85-64619-19-7
  • DOI: 10.7436/2017.dcfes.0
  • Publicação: setembro/2017
  • Folder:
  • Referência Bibliográfica:
  • Livro completo (13,993 Mb):
  • Acessos:

(lançamento em 01/10/2017)

Sinopse Técnica:
Na infância os alicerces são construídos, baseados num percurso árduo de experiências e emoções com movimentos e sensações, a cada dia novos desafios para alcançar a felicidade e a plenitude e crescimento e desenvolvimento. Este é o desenvolvimento humano no decorrer da vida.

Este livro aborda interações entre criança, família,
escola, comunidade, gestores e os profissionais de diferentes áreas de conhecimento em especial da saúde e da educação. Ao longo dos capítulos o leitor terá acesso a materiais que perpassam o conhecimento na área do desenvolvimento
infantil, desde a fundamentação teórica até dicas práticas e relatos de experiências.

Capítulos:


1. Como é o processo de desenvolvimento da criança nos primeiros 2 anos de idade?
Luize Bueno de Araujo e Vera Lúcia Israel

2. Interações neuromotoras da criança: indivíduo, ambiente e tarefa
Bruna Yamaguchi e Vera Lúcia Israel

3. Para fazer um laço é necessário unir as pontas… envolvimento entre família e escola
Mariana Rodrigues Gaspar Leite, Luize Bueno de Araujo e Vera Lúcia Israel

4. Geoprocessamento como instrumento ou indicador no processo fisioterapêutico no cuidado da criança
Adriano Zanardi da Silva, Luize Bueno de Araujo e Vera Lúcia Israel

5. Fisioterapia neurofuncional: atualização de intervenções na infância
Tainá Ribas Mélo, Manoela de Paula Ferreira, Bruna Yamaguchi, Vera Lúcia Israel e Luize Bueno de Araujo

6. Mídias: amigas ou vilãs? Qual a influência sobre o desenvolvimento das crianças?
Tainá Ribas Mélo e Karina Fink

7. Endireite essas costas menin@! verdades e mitos sobre o desenvolvimento postural na infância
Tainá Ribas Mélo, Jheniffer Freitas e Henrique Martins Schmidt

8. O paradigma inclusivo e a educação infantil: qualidade no atendimento e promoção do desenvolvimento
Nelly Narciso de Souza e Maria de Fátima Minetto

9. Vivendo em sociedade: a inclusão e a valorização do diferente
Manoela de Paula Ferreira, Tainá Ribas Mélo e Vera Lúcia Israel