Acesso livre

O que é Acesso Livre ?

O acesso livre (ou acesso aberto, ou ainda, “open-access“) diz respeito à disponibilização de literatura científica de maneira universal, gratuita e sem restrições. Isto é feito utilizando intensivamente os recursos da Internet, embora também possa existir a forma impressa. Uma publicação de acesso livre pode ser lida, impressa, copiada e distribuída por qualquer interessado, desde que mantido o direito do autor sobre a integridade e crédito da obra, bem como a citação bibliográfica adequada.

Diferentemente de publicações tradicionais, os custos envolvidos na publicação e disponibilização de uma obra são rateados entre os autores. Por esta razão também se incentiva o desenvolvimento de obras em grupo (livros de múltiplos capítulos ou periódicos científicos), de modo que os custos sejam minimizados.

Benefícios do Acesso Livre:

  • Para autores e suas respectivas instituições, o grande benefício do acesso livre é a visibilidade e o consequente impacto que seus artigos podem alcançar junto à comunidade acadêmica.
  • Para leitores e pesquisadores o acesso gratuito e sem obstáculos a artigos científicos de qualidade, diretamente pela Internet é extremamente vantajoso (sobre publicações pagas) e cômodo, permitindo alavancar a sua pesquisa com pouco tempo e custo. Muitas publicações relevantes deixam de ser conhecidas ou acessadas devido ao custo imposto pelas editoras tradicionais.
  • Para as editoras é o meio mais ágil e de mais baixo custo para colocar no mercado suas publicações.

Para saber mais sobre Acesso Livre:

  • Veja aqui mais informação na Wikipedia.

 

Os comentários estão encerrados.